Mensagem do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, para a Peregrinação Diocesana a Fátima – 09 de Novembro de 2024
Com Maria, Peregrinos da Esperança
«Muito devemos aos que vieram antes de nós e que nos transmitiram a Fé da Igreja, através do seu testemunho orante e do seu trabalho pela edificação do Povo de Deus. Por eles fomos introduzidos nesta nossa Igreja de Setúbal, na qual nos alimentamos e recebemos a inspiração e graça para continuar adiante».
Nestas palavras, escritas na Carta Pastoral para este ano, procurei resumir o nosso percurso – pastores, leigos e todos os homens e mulheres de boa vontade – ao longo destes quase 50 anos. Um percurso em que descobrimos que somos casa de todos e para todos, todos, todos.
Nós, que desde o início fomos chamados a «Diocese da Esperança», descobrimo-nos assim como portadores da Esperança que só Cristo dá, e queremos cada vez mais dar as razões dela, deixando-nos interrogar sem medo por este mundo, porque sabemos bem Aquele que é a fonte que mana e corre, apesar de todas as noites das nossas existências. Queremos colocar esta luz bem alto, no candelabro, para iluminar todos os que vivem nesta Casa Comum.
Todavia, esta peregrinação à Casa da Mãe, onde Ela se dignou vir de novo chamar-nos a cumprir a vontade de Deus pela voz e testemunho de três humildes crianças, é tambémum gesto de dar graças por tudo o que nos construiu e fez chegar aqui: pelos rostos, pelas vozes, pelos esforços, pelas derrotas e suas superações, pela imaginação, pelos sonhos já cumpridos e por cumprir, por todos os daqui e por todos os que chegaram e chegam para nos enriquecer. Dar graças por tudo, tudo, tudo, e por todos, todos, todos.
Vamos dar glória a Deus, vamos entregar o nosso presente e o nosso futuro, vamos - com a alegria de saber que não estamos sós - alimentar a nossa Esperança num mundo que, com Deus, queremos tornar cada vez mais sinal do Seu amor e Vida. Vamos descobrir-nos sal, semente, luz, fermento, vinho novo, odres novos, archotes do Espírito Santo.
Convido-vos à Peregrinação, convoco-vos para o Caminho. Vamos?
+Américo, Cardeal Aguiar, Bispo de Setúbal