Quaresma 2023: Tempo de jejum, oração e penitência
As leituras dos próximos Domingos até à Semana Santa, recolhem a tradição antiga que acompanhava os catecúmenos (candidatos ao batismo) na preparação para receber o sacramento do batismo!
- Primeiro Domingo (26 de Fevereiro)
Introdução geral ao tempo quaresmal, com vista a preparar o homem para as lutas que o esperam nas suas opções definitivas. Neste Domingo, a Igreja depois de escutar o testemunho dos catequistas, celebra a "eleição" dos admitidos aos sacramentos pascais. Nos próximos Domingos será apresentado o batismo, com as imagens da água, da luz e da vida.
- Segundo Domingo (5 de Março)
O batismo é o sacramento de fé e da filiação divina. Com Abraão, pai dos crentes, também o Catecúmeno deve partir, sair da sua terra (primeira leitura), antevendo-se na Transfiguração de Cristo (Evangelho) que o batizado também será chamado filho de Deus!
- Terceiro Domingo (12 de Março)
Domingo da Samaritana
Como Israel no seu êxodo, também o Catecúmeno busca a água que o salva (primeira leitura). Jesus indica-lhe, como fez com a samaritana, que tem a água capaz de extinguir toda a sede (Evangelho); esta água que é o seu mesmo Espírito. Como já tinha anunciado João Batista, Jesus é Aquele que batiza na água e no Espírito Santo.
Neste Domingo, a Igreja celebra o primeiro escrutínio e entrega o Credo.
- Quarto Domingo (19 de Março)
No batismo, o homem é libertado das trevas, iluminado (Evangelho), capacitado para viver como filho da luz (segunda leitura), e consagrado com a unção real (primeira leitura). Celebra-se o segundo escrutínio.
- Quinto Domingo (26 de Março)
No batismo, o homem passa da morte à vida (primeira leitura e Evangelho), e agrada a Deus vivendo do Espírito do Ressuscitado (segunda leitura).Celebra-se o terceiro escrutínio e entrega-se o "Pai Nosso".
Como práticas quaresmais, temos o jejum, a penitência, a esmola e a oração.
A temperança é a virtude da justa medida das coisas.
A penitência é retirar ao que nos é essencial, o que nos custa. Como dizia a madre Teresa de Calcutá, "amar verdadeiramente, até doer".
Este ano, na nossa diocese a nossa renúncia quaresmal visa principalmente ajudar a formação de seminaristas na Ucrânia.
Quaresma 2023
Pároco de Almada